Muitas pessoas se preocupam em economizar o máximo para que as contas do final de mês não comprometam o restante das despesas da casa. O consumo de energia elétrica é um dos grandes vilões para os bolsos dos brasileiros, por isso é essencial conhecer e avaliar os aparelhos antes de realizar uma compra, verificando se eles possuem o Selo Procel e a certificação de qualidade da Inmetro.

Se você não está em busca de produtos novos, mas também quer gerar mais economia para o bolso, é importante conhecer os aparelhos elétricos que mais causam desperdício para evitar que ele aconteça e você acabe gastando mais dinheiro do que o necessário. Confira!

Chuveiro Elétrico

Chuveiro Elétrico

Este é considerado o aparelho elétrico que mais consome energia nas residências, chegando a uma quantidade quatro vezes maior, se comparado a outros que são ligados à eletricidade. Considerando que o chuveiro elétrico fique ligado uma hora por dia, o que ainda é baixo, dependendo do número de moradores da casa, ele é responsável pelo gasto de R$ 36 ao mês.

Uma alternativa, que tem conquistado cada vez mais adeptos, é substituir este aparelho por um aquecedor de água movido a gás. Ele também pode proporcionar maior facilidade e conforto para toda a casa, já que não apenas o banho terá a temperatura adequada, como também todas as torneiras da casa. Entretanto, é importante manter a manutenção sempre em dia e o conserto do aquecedor a gás deve ser feito o quanto antes para evitar danos e desperdícios.

Geladeira / Freezer

Geladeira / Freezer
Um refrigerador ligado todos os dias, ininterruptamente, pode gastar até R$ 13 e, quando conectado a um freezer, ou este aparelho é utilizado separadamente, o valor sobe ainda mais. Apesar disso, é difícil desligar este eletrodoméstico, já que é crucial para a preservação dos alimentos e outros itens da casa.

A dica, para este caso, é manter as portas sempre fechadas e a manutenção da borracha que as envolvem em dia. Desta maneira, estes aparelhos não necessitam de mais força e potência para que os alimentos continuem devidamente refrigerados. Em residências onde o freezer é utilizado separadamente, a sugestão é que ele fique desligado nos períodos em que não precisa ser utilizado.

Ar-Condicionado

Ar-Condicionado
Junto à geladeira, o ar-condicionado é um dos aparelhos que mais consomem energia elétrica. Por quê? Muitas famílias costumam deixá-lo ligado, principalmente em dias mais quentes, antes de sair de casa, para que a temperatura ambiente esteja mais confortável ao retornar.

Além de manter o seu sistema funcionando sem necessidade, outra característica que requer mais energia é que os desempenhos dos ares-condicionados dependem de um ambiente bem vedado, sem frestas para que o ar frio não escape e seja dissipado. Quando isto não acontece, ele requer de mais força para conseguir fazer com que a temperatura fique estável.

Máquina de lavar roupas

Máquina de lavar roupas
Dependendo do modelo e da capacidade, as máquinas de lavar roupas podem ser grandes vilãs contra a economia de energia elétrica. Determinadas características e funções fazem com que seja necessária uma fonte maior de eletricidade a fim de manter o seu desempenho satisfatório.

Algumas maneiras de fazer com que este eletrodoméstico se torne um sinônimo de economia são: juntar o máximo de roupas para reduzir o número de lavagens, desde respeitando a capacidade do aparelho; colocar as quantidades de produtos especificadas no manual para que não haja a necessidade de um enxágue extra; e não utilizar água quente, já que ela requer uma potência maior.

Televisão

Televisão
A televisão também é considerada um aparelho que traz gastos extras ao seu bolso. Tudo depende da quantidade de horas que ela fica ligada e do quão moderno o seu sistema é. Televisores de dois tubos, por exemplo, precisam de muito mais energia para funcionar do que os mais modernos e adequados para novas funções e necessidades do telespectador.

Muitas pessoas esquecem de desligar o televisor em momentos ociosos. Para evitar gastos desnecessários, a dica é simples e prática: basta manter o televisor desligado enquanto ninguém estiver assistindo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *