As mudanças podem ser muito estressantes, mas uma dose de planejamento ajuda muito a evitar as dores de cabeça. Ao entrar em uma nova casa ou apartamento, mesmo depois de assinar o contrato, é preciso garantir que alguns detalhes da estrutura estejam em perfeito estado. Alguns deles são responsabilidade de quem está alugando ou vendendo, mas muitos outros precisam ser acertados pelos futuros moradores. Além disso, pequenos detalhes merecem a sua atenção. Eles podem passar desapercebidos, mas causarão uma grande dor de cabeça futuramente. Confira aqui sete itens para conferir na sua lista.

Instalação do aquecedor

No caso de instalar um aquecedor central à gás, nada melhor do que adiantar a instalação para antes da mudança. Não há nada pior do que tomar banhos gelados, principalmente nos primeiros dias da casa nova. Essa alternativa para aquecer os chuveiros é excelente para economizar. Tudo está incluso nas contas de gás e possuem poucos gastos. A economia é grande se comparados aos chuveiros elétricos, que são responsáveis por grande parte dos gastos com energia.

Piso

Verificar o estado do piso é indispensável para uma mudança tranquila. Ele é parte central da decoração e muito importante para garantir que o espaço esteja em ordem e em seu melhor estado. Os pisos de madeira, como tacos, precisam de uma geral antes de receber suas coisas, tanto no que diz respeito à limpeza, quanto no cuidado com algumas pragas – como cupins e pulgas, que podem estar presentes nos cantinhos menores. Se você desejar, é possível até mesmo realizar a reforma para substituir por um novo piso.

Contas

O ajuste das contas é indispensável, no caso de um imóvel que já teve um morador anterior. Isso evita dores de cabeça futuras e até mesmo o risco de cortarem sua energia. As contas podem não estar registradas no seu endereço e a burocracia para modificar tudo isso é grande, já que envolve os antigos moradores. Verifique sempre a titularidade das contas e converse com a imobiliária ou as pessoas responsáveis para garantir a troca sem grandes dores de cabeça.

Gás

A instalação de gás depende muito da estrutura do seu prédio. Em geral, os prédios mais novos já possuem todos os encanamentos necessários para o fornecimento de gás sem qualquer problema. Em muitos casos, vale a pena pedir uma avaliação da tubulação, para verificar o estado antes de solicitar a instalação na sua casa ou apartamento. Os prédios mais antigos geralmente passam por revisões constantes – por isso, não deixe de verificar quando foi a última. A instalação de gás é rápida, basta ligar para a empresa fornecedora e agendar uma data.

Dedetização

No caso de imóveis mais antigos, dedetizar é uma obrigação. Mesmo que o espaço tenha sido limpo frequentemente, o risco de infestação de baratas, formigas e outros pequenos insetos pode ser grande. Ao invés de precisar aplicar produtos ou comprar diferentes elementos para eliminá-los, invista em uma boa dedetização do imóvel antes de se mudar. O espaço vazio é muito mais fácil para conseguir atingir os ninhos e eliminar de vez todo tipo de praga. A dor de cabeça é muito maior depois que você traz seus móveis e suas coisas.

Rede elétrica

Verifique também a rede elétrica. Os profissionais conseguem dar o aval e dizer o estado da fiação. Tudo isso se relaciona diretamente com a segurança dos seus eletrônicos, que não podem ficar expostos a uma rede instável – ou poderiam queimar. Sem contar a possibilidade de inserir aparelhos que demandam uma potência maior, como fios mais grossos e uma estrutura mais moderna – em especial, em ambientes que você usará para trabalhar e que necessitam da melhor qualidade.

Pintura

A pintura também precisa ser feita antes de se mudar. Uma nova demão de tinta dá um novo ar para o espaço e deixa tudo com a sua cara, livrando o ambiente das paredes brancas e dando ainda mais personalidade, necessária em qualquer decoração. Aposte na pintura antes de trazer os móveis e pertences. Afinal, qualquer um sabe o trabalho que dá pintar com o cômodo cheio. É preciso cobrir e proteger tudo para evitar danos, principalmente ao pintar o teto. O processo de pintura é rápido e não tomará tanto tempo da mudança, então não hesite.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *