Boiler Elétrico

Na hora de escolher o aquecedor elétrico mais adequado para a sua casa ou a sua empresa, é preciso entender bem as características de cada um e ponderar qual atende melhor às suas necessidades. Por isso, o primeiro passo é saber a forma como os sistemas aquecem a água e como a distribuem pelos locais desejados.

Aquecedor de água elétrico

Existem dois tipos de aquecedores elétricos: os de passagem e os de acumulação. Os de passagem promovem o aumento da temperatura da água no momento em que ela passa por ele, funcionando para esquentar o volume que será gasto no momento. O sistema atua somente no local em que está instalado (por exemplo, o chuveiro elétrico convencional) e não permite que a água aquecida seja utilizada em outras saídas, como torneiras e banheiras.

Aquecedor de Acumulação Elétrico

Já o aquecedor de água por acumulação se baseiam em um sistema central de fornecimento de calor, que age sobre a água e armazena os volumes aquecidos. Com isso, ela pode ser distribuída para todos os locais necessários, desde que sejam feitas as devidas instalações e encanamentos.

Aquecedor para casa e empresa

O sistema de acumulação é muito utilizado em residências e empresas, já que permite contar com água aquecida mesmo quando há quedas de energia ou falhas no fornecimento hídrico. Além disso, o sistema proporciona temperaturas mais estáveis ao longo de toda a utilização.

Esse meio pode ainda se basear em diversas energias motoras, como o gás, o sol e a eletricidade. Em qualquer um deles, a água é aquecida e armazenada em um boiler, que é uma espécie de tanque termicamente isolado, cuja função é promover o aquecimento, o estoque e a manutenção da temperatura da água. No caso do boiler elétrico, a estrutura interna é composta por diversas resistências elétricas, que permitem que a água atinja rapidamente a temperatura desejada, de modo que o processo de aquecimento seja bastante rápido e prático.

O boiler elétrico consiste, portanto, em um equipamento que utiliza a energia elétrica para aquecer a água e levá-la às saídas ligadas ao aparelho. Isso garante que o volume seja distribuído em todos os locais necessários, utilizando apenas uma fonte central de aquecimento.

O sistema pode atender às necessidades de locais de pequeno, médio ou grande porte, já que existem boilers de diversos tamanhos e capacidades. Sua instalação é bastante simples, e ele pode ser colocado tanto em um cômodo específico (no caso de prédios) quanto em telhados e lajes, quando instalado em residências. Esse tipo de aquecimento necessita ainda de misturadores de água em cada saída, para que o fluxo quente possa ser misturado com o frio até que a temperatura adequada e confortável seja atingida.

As melhores marcas de Boiler Elétrico do mercado

Para escolher adequadamente o seu boiler elétrico, é preciso contar com uma marca de qualidade e de confiança, que garanta eficiência no aquecimento e durabilidade. Existem diversas marcas que oferecem os melhores produtos do mercado, como Bosch, Orbis, Calormax, Komeco, Itaim, Lorenzetti, Rinnai e Cumulus.

Mas, além disso, é importante conhecer bem os modelos que as marcas oferecem, já que as especificações técnicas de cada aparelho influenciam bastante no resultado e no desempenho após a instalação.

O primeiro passo é estabelecer a capacidade que o boiler deve ter. Em média, o consumo diário de água aquecida por pessoa é de 45 litros em casas e de 60 litros em apartamentos – o gasto é maior devido à pressão mais intensa da água, que aumenta a sua vazão. Isso significa que o boiler deve suprir essa necessidade e seguir a lógica de consumo: em uma casa com quatro pessoas, por exemplo, deve ser adquirido um boiler de 180 litros.

É importante ainda verificar o abastecimento de água do local em que o boiler será instalado e a existência de controles de energia no aparelho, que irá desligá-lo quando não houver água suficiente para que ele funcione. Se o equipamento for ligado sem estar abastecido com água, ele pode apresentar problemas de funcionamento e até mesmo sofrer danos.

Além disso, modelos mais modernos permitem controlar a temperatura da água, evitando um aquecimento excessivo no verão, e um programa de desligamento quando a água atinge determinada temperatura. Isso ajuda a economizar energia e garantir que a utilização trará o máximo de conforto e praticidade possível aos consumidores.

Orçamento

Show Room: R. Sassaki, 158 - São Paulo - SP - CEP 04403-000