O inverno é uma temporada em que pessoas de todas as idades devem ficar ainda mais atentas à sua saúde, mas quando você tem uma criança pequena em sua casa os cuidados devem ser maiores e a todo momento. Nessa temporada, com o clima seco, é normal que as doenças respiratórias sejam mais incidentes, principalmente entre os bebês e crianças com idades menores.

Para os recém-nascidos, a questão da temperatura é ainda mais grave pois, enquanto eles estão em gestação, é comum que eles estejam na temperatura adequada, causando um grande choque com as mudanças o nascimento. Cuidados como roupas adequadas e cobertores no momento de dormir podem ser tomados, de acordo com a idade e as necessidades da criança – lembrando que é necessário ficar atento para que os bebês não tenham dificuldade de respirar por conta desses acessórios.

No entanto, há mais que você pode fazer, dentro de sua casa, para que o ambiente seja mais agradável e seguro para os pequenos nessa temporada. Conheça alguns dos passos essenciais para garantir o bem estar das crianças no inverno.

Cuidados com o banho

Com as temperaturas mais frias, a hora do banho pode ser um dos momentos em que a criança fica mais vulnerável. Portanto, dê preferência para começar o banho quando o banheiro já estiver aquecido, ou seja, logo após uma outra pessoa ter ligado o chuveiro. Feche as janelas para não ter correntes de ar.

Certifique-se de que o aquecedor de água esteja em bom funcionamento, pois uma falha pode fornecer água gelada desde o início ou no meio do banho, causando um choque térmico. Se existir alguma irregularidade, procure pelo conserto de aquecedores com urgência, garantindo a segurança dos pequenos.

Limpeza do ambiente

O ambiente deve estar bem limpo para evitar possíveis alergias que normalmente fazem parte desta temporada, como rinite, bronquite alérgica, asma, entre outras. Nesse período é importante que você providencie janelas abertas, pelo menos durante uma parte do dia, promovendo a circulação do ar.

Umidificador de ar

Como o ar costuma ficar mais seco nessa temporada do ano, é importante que você providencie maneiras de deixá-lo adequado à respiração dos bebês, crianças menores e também idosos. Um umidificador de ar, ou vaporizador, pode ajudar a melhorar as condições do ambiente – mas é importante que eles não sejam utilizados a todo momento e sim por pouco tempo antes de dormir, por exemplo.

Aquecedores e outros equipamentos

Se você usar aquecedores, lareiras elétricas ou convencionais, ou ainda outros equipamentos que aqueçam ou controlem a temperatura do ambiente de alguma maneira, é preciso ter um cuidado especial com as crianças. Por apresentarem uma temperatura mais “agradável” aos pequenos, e muitas vezes terem uma aparência atraente, eles podem sentir a vontade de tocar e assim acabam se machucando.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *