Os eletrodomésticos são parte fundamental de qualquer residência e espaço de trabalho e, para que continuem funcionando corretamente por bastante tempo, é preciso utilizá-los de forma correta e realizar a manutenção do equipamento de tempos em tempos.

Para que você prolongue a vida útil de seus aparelhos, separamos algumas dicas de cuidados diários e manutenção que vão fazer a diferença na hora de manter todos os seus eletrodomésticos funcionando bem por mais tempo.

Refrigeradores

Os refrigeradores estão na lista de aparelhos mais utilizados em todas as casas. Por ficar ligado quase ininterruptamente, este equipamento requer mais atenção e manutenção diferenciada.

Não coloque roupas na parte traseira da geladeira. Assim, as trocas de calor podem ser realizadas normalmente, evitando que o equipamento precise esforçar-se mais para funcionar em todo o seu potencial.

Caso surja a necessidade de transportar o eletrodoméstico, é importante que se espere ao menos duas horas após o desligamento para religá-lo à tomada. Isso garante que nada acabará parando nos dutos de sucção da geladeira.

É sempre essencial lembrar que, caso o eletrodoméstico pare de funcionar corretamente, apenas um técnico especializado e autorizado poderá realizar a manutenção adequadamente.

Aquecedores

Mais utilizados durante o inverno, os aquecedores trazem mais conforto à sua casa nos dias de temperaturas mais baixas. Porém, o uso sazonal do equipamento acaba pedindo que ele receba mais atenção antes de ser utilizado.

Por ficar desligado, e muitas vezes guardado, por um longo período, realizar uma checagem geral de funções antes de colocá-lo em funcionamento é essencial para assegurar que ele esteja operando corretamente.

Caso os testes não deem os resultados positivos previstos, a contratação de um serviço adequado de manutenção e conserto de aquecedores é essencial. Somente o profissional capacitado poderá dizer o problema do aparelho e como consertá-lo adequadamente.

Micro-ondas

Muito utilizado no dia a dia por sua praticidade, o micro-ondas é um dos eletrodomésticos que não podem faltar às residências atualmente. Servem para aquecer, descongelar e preparar diversos tipos de refeições.

Tal versatilidade também acaba sendo causadora de más utilizações, já que grande parte das pessoas não sabe ao certo o que pode ou não ser colocado no forno de micro-ondas.

Para manter alta a vida útil do seu equipamento, não coloque nenhum tipo de metal dentro do aparelho. Ao preparar refeições rápidas que contenham proteção em lacre de alumínio, como as congeladas e os macarrões instantâneos, certifique-se de retirar esse lacre antes de ligar o eletrodoméstico.

A maneira de realizar a limpeza do micro-ondas também influencia na sua durabilidade. Não raspe os resíduos endurecidos com ferramentas pontiagudas, nem esfregue o interior do aparelho com o lado áspero da bucha.

Para limpá-lo corretamente, utilize água com rodelas de limão. Coloque a mistura em um recipiente e ligue o micro-ondas por três minutos. O vapor liberado ajuda a amolecer os resíduos e basta um pano macio para retirá-los depois.

Lavadora de roupas

O primeiro passo para cuidar bem da sua máquina de lavar é não ultrapassar a quantidade determinada de roupas que podem ser lavadas de cada vez. Isso garante que o equipamento não seja sobrecarregado e continue funcionando perfeitamente por mais tempo.

A limpeza interior e exterior do eletrodoméstico também deve ser realizada para evitar que os resíduos acumulados no filtro comecem a se soltar e a “sujar” as roupas durante a lavagem.

Para limpar o exterior, basta um pano úmido que retire os resíduos de poeira acumulados. No interior, a higienização deve ser feita a cada dois meses. Utilize sabão neutro e água para remover as impurezas, não se esquecendo de remover o filtro para extrair a sujeira acumulada.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *