Ao contrário das construções feitas em países onde o inverno marca temperaturas negativas, as casas e os prédios no Brasil são construídos com materiais e técnicas mais compatíveis com o clima tropical.
Mas durante os dias mais intensos de inverno é possível notar facilmente que as paredes, os telhados, os pisos e os revestimentos empregados nas construções residenciais brasileiras podem ser insuficientes para aplacar as baixas temperaturas externas.
Por isso, existem algumas técnicas e alternativas usadas para deixar o interior da casa mais aquecido e aconchegante, sem a necessidade de grandes modificações ou reformas no imóvel.

Providencie um aquecedor

A hora do banho e outras atividades que envolvem água podem ser dificultadas durante o inverno brasileiro. Para garantir conforto térmico e aquecimento potente e estável da água de uso residencial, a  é uma alternativa viável. O sistema é prático e acessível, e pode ser usado durante todo o ano.

Abra as janelas de dia

Mesmo com as baixas temperaturas, é importante deixar que o ar circule pelos cômodos da casa, principalmente para evitar doenças e alergias respiratórias. Se o dia tiver alguns momentos de sol, aproveite para abrir todas as janelas e deixar a luz entrar e aquecer o ambiente.

Vede janelas e portas à noite

Depois do pôr do sol, as temperaturas costumas cair ainda mais. É hora de fechar portas, vidraças, portas e janelas para conservar o calor acumulado dentro de casa e evitar a entrada de ventos mais gelados. Caso haja grandes frestas, uma dica é aplicar uma fita adesiva larga nesses espaços para impedir a entrada do ar frio.

Cortinas

Assim que os termômetros começarem a cair, substitua as cortinas da casa por novos modelos feitos de material mais grosso, pesado e, de preferência, com cores mais escuras. O tecido e a cor ajudam a criar um efeito isolante nas janelas.

Tapetes

Os tapetes ajudam a bloquear o frio que emana do piso. Quanto mais grossos e felpudos, maior será o conforto térmico no cômodo. Vale lembrar que eles devem ser constantemente higienizados para não acumular poeira.

Mantas e almofadas

Para evitar aquela sensação gelada ao sentar no sofá ou ir para a cama, espalhe as mantas e as cobertas em cima dos móveis, assim como as almofadas de tecido. Além de ajudarem a manter tudo mais aquecido, esses itens proporcionam conforto e podem dar um toque especial à decoração da sala e dos quartos.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *